Close
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Ez4 Consultoria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Ez4 Consultoria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Sistema ERP  ·  Tributário

Expansão do sistema no varejo é vital, mas gradual

Grandes redes oferecem o serviço e orientações para o consumidor

Grandes redes varejistas, como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Americanas e C&C Casa e Construção, começaram a aceitar pagamento por Pix via QR Code em lojas físicas e no e-commerce. Entre executivos do setor e especialistas, é consenso que o varejo é fundamental para o Pix ganhar fôlego como instrumento de pagamento dos brasileiros.

No GPA, o desenvolvimento da estrutura tecnológica necessária à integração do Pix com as lojas exigiu, em um período de 45 dias, o envolvimento de mais de 200 pessoas, sendo três equipes inteiramente dedicadas às operações do novo sistema de pagamentos, conta Cedric Faustino, gerente-geral de serviços financeiros do GPA.

Desde 16 de novembro, o Pix, via QR Code, está disponível em lojas das bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Assaí, além de postos de combustível e drogarias do grupo. “São mais de oito mil pontos de vendas, em 22 Estados mais o Distrito Federal, que já estão operando com Pix em lojas das três bandeiras”, diz Faustino. Para o primeiro trimestre de 2021, a ideia é expandir essa opção ao autosserviço. A implantação no e-commerce das bandeiras deve ocorrer até o fim do próximo ano, prevê.

Não há, por enquanto, incentivo ou desconto para os consumidores que escolhem essa modalidade de pagamento. O grupo tem se concentrado em orientar os clientes sobre a opção. Materiais ilustrativos nos caixas de atendimento informam sobre o novo meio de pagamento, e mais de mil colaboradores, das lideranças aos operadores de caixas, em todo o país, passaram por treinamentos on-line para orientar os clientes sobre o uso do Pix. Para o executivo, a adoção será gradual.

A Americanas aceita Pix em dez unidades no eixo-Rio São Paulo como projeto piloto. A ideia é que o novo meio de pagamento esteja disponível nas mais de 1.700 unidades da marca por todo o Brasil nas próximas semanas. No e-commerce, a empresa já oferece aos clientes a possibilidade de pagar as compras usando o Pix com leitura do QR Code ou por meio do aplicativo da Ame Digital, carteira digital da Americanas e da B2W.

Startups vêm desenvolvendo soluções para apoiar a integração do Pix no PDV de pequenos, médios e grandes varejistas. A Shipay criou uma tecnologia que integra o novo método de pagamento e as principais carteiras digitais por meio de conexão com PDVs e sistemas de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês). Com cerca de 70 automações parceiras, a fintech está em mais de mil estabelecimentos comerciais, como Burger King e Sterna Café. “Estamos começando a entrar em supermercados e crescendo em postos de combustíveis”, conta Luiz Coimbra, co-CEO e fundador da Shipay.

Totvs Infra services

Para Boanerges Ramos Freire, presidente da consultoria especializada em varejo financeiro Boanerges & Cia, o Pix inaugura uma nova fase no mundo de pagamentos, mas sua adoção no varejo levará tempo. “O varejo ainda vai ter um processo de ‘onboarding’, mas está indo num ritmo intenso”, aponta. No futuro, o potencial é grande. Nas estimativas da consultoria, os pagamentos instantâneos podem ultrapassar os feitos com dinheiro em dez anos e, em 2050, ter participação de 21% no consumo privado, contra 3% do dinheiro dos pagamentos em dinheiro.

A adoção do sistema, no entanto, esbarra nas festas de fim de ano, prioridade para os lojistas, que precisam recuperar as vendas perdidas durante a pandemia, diz o especialista. Não à toa, algumas empresas optaram por se concentrar na Black Friday e no Natal, em vez de adaptar sistemas e tecnologias para se integrar ao Pix. É o caso do Magazine Luiza, que não concluiu os testes e ficou de fora da lista inicial de participantes do sistema. A empresa informou por meio da assessoria de imprensa que voltou a trabalhar na tecnologia.

Fonte: Valor Econômico

Posts relacionados

  • O que é PIX? Um guia para você entender tudo que precisa
    O que é PIX? Um guia para você entender tudo que precisa
  • Experiência do Cliente: 7 Dicas para melhorar sua estratégia
    Experiência do Cliente: 7 Dicas para melhorar sua estratégia
  • O diferencial de uma liderança empática na motivação de colaboradores
    O diferencial de uma liderança empática na motivação de…
  • Controle de Estoque: como fazer e vantagens de um sistema de gestão
    Controle de Estoque: como fazer e vantagens de um sistema de…
  • Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens
    Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens
  • Como aumentar o faturamento da empresa? 8 dicas essenciais
    Como aumentar o faturamento da empresa? 8 dicas essenciais

automaçõesAutomoERPfintechintegraçãoPDVsVarejista

Artigos Relacionados


Comex  ·  Sistema ERP  ·  Tributário
Tudo Sobre o Totvs Comércio Exterior
Indústria 4.0  ·  Sistema ERP
Indústria 4.0 e ERP: A sua empresa está preparada para esse próximo grande passo?
distribuição
Empreendedorismo  ·  Indústria  ·  Sistema ERP
Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Fluig
O que é PIX? Um guia para você entender tudo que precisa
último artigo
Tudo Sobre o Totvs Comércio Exterior
próximo artigo

Nosso Endereço

Av. das Nações Unidas, 13797  Torre II
Morumbi, São Paulo SP, 04794-000

E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2693-0241

Somos um Canal Homologado Totvs

Linkedin Instagram Facebook Youtube
Copyright 2020 by EZ4 Consultoria All Right Reserved.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdos. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR