Ícone do site EZ4

7 principais vantagens do uso de um sistema de gestão empresarial

Homem fazendo uso de sistema de gestão empresarial

A gestão empresarial é uma atividade complexa, que precisa ser pautada em uma visão ampla do negócio. Uma companhia é formada por vários setores que precisam trabalhar de forma harmônica para que os resultados sejam os esperados pelos gestores. Por isso, contar com um sistema de gestão empresarial traz diversos benefícios.

Entender quais são essas vantagens e como elas influenciam na gestão é essencial para que os gestores consigam compreender se vale a pena contar com o sistema. Afinal, toda decisão precisa se basear em informações sólidas, que possam contribuir para que a administração seja mais eficiente.

Por isso, a seguir você conhecerá as 7 principais vantagens do uso de um sistema de gestão empresarial. Confira!

1. Integração das áreas

Um sistema de gestão empresarial costuma ser utilizado por todos os setores e áreas da empresa, desde a contabilidade até o estoque ou o comercial. Assim, a primeira vantagem que esses softwares proporcionam é a possibilidade de integrar todas as áreas do negócio em uma mesma plataforma.

Nesse sentido, questões como coleta de dados, cruzamento de informações, cálculos de indicadores e de necessidades da empresa são feitas pelo mesmo local. Com isso, a empresa se torna mais eficiente, reduz a possibilidade de erros e aumenta a produtividade dos colaboradores que não precisam transmitir esses dados de uma área a outra.

2. Maior controle dos gestores sobre os setores

Além de integrar as áreas, um sistema de gestão empresarial também permite uma maior administração sobre os setores de forma unificada. Conseguindo dados e relatórios de todas as áreas, os gestores terão em suas mãos uma maneira de olhar a empresa como um organismo único.

Isso traz mais controle para todo o negócio. Afinal, cada área influência de forma direta ou indireta em outras áreas, que precisam trabalhar juntas para o sucesso empresarial. Dessa maneira, essa gestão descentralizada e com uma visão ampliada é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da empresa.

3. Melhora na tomada de decisão

Esse maior controle sobre os setores de forma unificada que o sistema proporciona também traz outro benefício evidente: a melhora na tomada de decisão. Diariamente os gestores precisam tomar iniciativas, decidir questões e ditar os rumos do negócio com base na evolução e nas situações apresentadas.

Assim, o sistema integrado é uma ferramenta indispensável para essa tomada de decisão que, afinal, o planejamento precisa tomar como base dados sólidos e corretos sobre a companhia.

4. Mais segurança para os dados da empresa

Outra questão relevante para as empresas é a segurança nos dados, tanto no caráter digital como no físico. Nesse contexto, o sistema de gestão permite que haja um aperfeiçoamento no modo como a companhia lida com as informações produzidas pelo negócio e também as que forem armazenadas de terceiros.

Um sistema de gestão eficiente conta com diversos tipos de backups e maneiras de criptografar o acesso aos dados. Assim, é possível criar diversos usuários que terão acessos específicos a determinados dados, escolhidos pelo próprio usuário.

5. Menor margem de erro nos processos

Também é preciso considerar que todas essas características de um sistema de gestão empresarial ocasiona menos erros na própria administração do negócio. Como você viu, ele organiza dados de todos os setores da empresa e proporciona um acesso prático a essas informações pelos gestores.

Dessa forma, integrar todas essas informações reduzem a possibilidade de que os dados sejam desencontrados ou utilizados de forma errônea por colaboradores. Isso acontece porque o próprio sistema integra os dados, então, não é possível modificá-los se afetar todos os setores.

6. Redução de custos e aumento do lucro

Com todas essas vantagens, é fácil perceber que um sistema de gestão eficiente também traz redução dos custos e o consequente aumento de lucro por parte da empresa. A companhia gasta menos energia e recursos com essas tarefas repetitivas e minuciosas que ocupariam diversos colaboradores.

Assim, os empregados e os gestores podem se ocupar de atividades mais relevantes para as próprias operações, assim como resolução de problemas e referentes a metas e estratégias do negócio. Isso também amplia as chances de aumentar o faturamento e as margens de lucro.

7. Maior capacidade de planejamento a longo prazo

Falando em estratégias, uma vantagem do sistema ERP é a possibilidade de fazer um planejamento a longo prazo que tenha bases sólidas. Lembre-se de que sem informações precisas do negócio, todas as estratégias e planos para o futuro se tornam apostas que podem ter riscos muito altos.

Dessa maneira, contando com o software é possível ter informações sólidas e embasamento em todas as decisões e planejamentos.

Para aproveitar todas essas vantagens, você precisa contar com um sistema de gestão empresarial completo, que atenda as necessidades do negócio, com boa performance e segurança — como o ERP Protheus. Assim, é possível otimizar o planejamento estratégico e buscar melhores resultados para a empresa.

Que tal aproveitar a oportunidade para contratar um sistema de alta qualidade? Conheça o ERP Protheus e conte com a consultoria da EZ4 para auxiliar o seu negócio!

Sair da versão mobile