

Com a evolução tecnológica e as soluções que surgem todos os dias, nós já utilizamos a automação em diversas atividades da rotina. Um exemplo comum é o débito automático em contas. Nas empresas, esse conceito ganha cada vez mais espaço devido ao seu papel na gestão do negócio.
Isso acontece porque ela consegue agilizar processos e reduzir custos. No entanto, muitos empreendimentos ainda não contam com essa solução, deixando de aproveitar todas as vantagens que ela proporciona.
Pensando nisso, este conteúdo explicará o que é a automação de processos e os benefícios que o seu negócio pode aproveitar ao adotá-la na rotina. Confira!
A automação de processos consiste no uso de tecnologias e ferramentas digitais visando agilizar e facilitar a realização de diferentes tarefas necessárias para o funcionamento da empresa. Na prática, o objetivo é reduzir a necessidade de interferência humana, substituindo a necessidade de realizar tarefas manuais por soluções automáticas.
Em geral, isso é feito por uso de softwares específicos, como um ERP (Enterprise Resource Planning). Esse é um sistema de gestão integrado, que reúne dados de diferentes processos e setores da empresa. Assim, além de permitir automatizar tarefas, ele reúne informações de diferentes áreas, facilitando a tomada de decisões e realização das diversas atividades.
Depois de entender o que é a automação, é hora de entender os principais benefícios que ela proporciona. Veja só!
A automação reduz a necessidade de interferência humana em atividades repetitivas e que têm maiores margens de erros, como os de digitação. Nesse sentido, ela reduz as falhas e, consequentemente, o retrabalho. Com isso, também há uma diminuição nos custos operacionais da empresa, já que há menos desperdício de recursos.
A automação também permite padronizar tarefas e serviços. Isso evita que aconteçam discrepâncias e desalinhamento entre diferentes setores ou responsáveis pela execução de atividades, já que o sistema traz uma organização mais eficaz. Isso também colabora com a redução de falhas humanas.
Ao utilizar um ERP, é possível ter acesso a diversos relatórios relacionados aos dados registrados no sistema. Com isso, os gestores conseguem ter acesso fácil a informações relevantes para analisar diferentes cenários e tomar decisões. Com base nisso, é possível desenvolver um planejamento estratégico mais acertado, aumentando as chances de sucesso do negócio.
Com a redução de tarefas manuais, os profissionais podem se dedicar a outras atividades mais relevantes para o negócio, ao mesmo tempo em que contam com ferramentas que permitem otimizar as demandas. Como resultado, é comum que eles consigam atuar de maneira mais eficiente, promovendo melhores entregas.
Por fim, é possível perceber uma melhora na produtividade da empresa. Quando a equipe tem ferramentas que auxiliam nas demandas e promovem maior eficiência, há chances de otimizar o desempenho. Como resultado, a empresa pode observar o aumento nos resultados e na lucratividade.
Por fim, vale saber que a automação também pode ter foco em diferentes tarefas ou setores. Conheça os principais tipos de automação:
E esses são só alguns exemplos. Portanto, vale a pena entender as necessidades da sua empresa para definir soluções que permitam a otimização dos processos. Além disso, não se esqueça de buscar ferramentas de alta qualidade, para que seja possível usufruir de todos os benefícios citados.
Agora que você já sabe o que é automação e seus benefícios, é possível perceber por que ela tem um papel tão relevante para o sucesso de uma empresa. Portanto, considere adotar a estratégia em seu negócio. Para isso, não se esqueça que é essencial ter um software ERP de qualidade para automatizar a gestão de maneira efetiva. Quer uma solução para integrar as diferentes áreas da empresa e facilitar a automação? Acesse o nosso site e descubra como o ERP Protheus pode ajudar!
Av. das Nações Unidas, 13797 Torre II
Morumbi, São Paulo SP, 04794-000
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2693-0241
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |