Close
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud EZ4
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Ez4 Consultoria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud EZ4
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Ez4 Consultoria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud EZ4
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Gestão

Como a automação pode ser útil para o seu negócio?

Com a evolução tecnológica e as soluções que surgem todos os dias, nós já utilizamos a automação em diversas atividades da rotina. Um exemplo comum é o débito automático em contas. Nas empresas, esse conceito ganha cada vez mais espaço devido ao seu papel na gestão do negócio.

Isso acontece porque ela consegue agilizar processos e reduzir custos. No entanto, muitos empreendimentos ainda não contam com essa solução, deixando de aproveitar todas as vantagens que ela proporciona.

Pensando nisso, este conteúdo explicará o que é a automação de processos e os benefícios que o seu negócio pode aproveitar ao adotá-la na rotina. Confira!

O que é a automação de processos?

A automação de processos consiste no uso de tecnologias e ferramentas digitais visando agilizar e facilitar a realização de diferentes tarefas necessárias para o funcionamento da empresa. Na prática, o objetivo é reduzir a necessidade de interferência humana, substituindo a necessidade de realizar tarefas manuais por soluções automáticas.

Em geral, isso é feito por uso de softwares específicos, como um ERP (Enterprise Resource Planning). Esse é um sistema de gestão integrado, que reúne dados de diferentes processos e setores da empresa. Assim, além de permitir automatizar tarefas, ele reúne informações de diferentes áreas, facilitando a tomada de decisões e realização das diversas atividades.

Quais são os benefícios da automação de processos?

Depois de entender o que é a automação, é hora de entender os principais benefícios que ela proporciona. Veja só!

Redução de erros e custos

A automação reduz a necessidade de interferência humana em atividades repetitivas e que têm maiores margens de erros, como os de digitação. Nesse sentido, ela reduz as falhas e, consequentemente, o retrabalho. Com isso, também há uma diminuição nos custos operacionais da empresa, já que há menos desperdício de recursos.

Padronização dos serviços

A automação também permite padronizar tarefas e serviços. Isso evita que aconteçam discrepâncias e desalinhamento entre diferentes setores ou responsáveis pela execução de atividades, já que o sistema traz uma organização mais eficaz. Isso também colabora com a redução de falhas humanas.

Suporte para tomada de decisão

Ao utilizar um ERP, é possível ter acesso a diversos relatórios relacionados aos dados registrados no sistema. Com isso, os gestores conseguem ter acesso fácil a informações relevantes para analisar diferentes cenários e tomar decisões. Com base nisso, é possível desenvolver um planejamento estratégico mais acertado, aumentando as chances de sucesso do negócio.

Mais eficiência nas operações

Com a redução de tarefas manuais, os profissionais podem se dedicar a outras atividades mais relevantes para o negócio, ao mesmo tempo em que contam com ferramentas que permitem otimizar as demandas. Como resultado, é comum que eles consigam atuar de maneira mais eficiente, promovendo melhores entregas.

Maior produtividade

Por fim, é possível perceber uma melhora na produtividade da empresa. Quando a equipe tem ferramentas que auxiliam nas demandas e promovem maior eficiência, há chances de otimizar o desempenho. Como resultado, a empresa pode observar o aumento nos resultados e na lucratividade.

Quais são os principais tipos de automação?

Por fim, vale saber que a automação também pode ter foco em diferentes tarefas ou setores. Conheça os principais tipos de automação:

  • Automação de vendas: ajuda a lidar com ligações e outros contatos comerciais, prospecção de clientes, identificação da etapa do lead na jornada de compra e outras funções relevantes;
  • Automação de marketing: atua nas estratégias de atração e conversão de clientes, com envio de e-mais, publicações em redes sociais, análise de métricas, entre outros;
  • Automação contábil e fiscal: lida com obrigações da empresa em relação a documentos contábeis e recolhimentos tributários, colaborando também com o compliance;
  • Automação financeira: foca nas rotinas do setor financeiro, como contas a pagar e a receber, envio de cobranças, conciliação bancária, etc.;

E esses são só alguns exemplos. Portanto, vale a pena entender as necessidades da sua empresa para definir soluções que permitam a otimização dos processos. Além disso, não se esqueça de buscar ferramentas de alta qualidade, para que seja possível usufruir de todos os benefícios citados.

Agora que você já sabe o que é automação e seus benefícios, é possível perceber por que ela tem um papel tão relevante para o sucesso de uma empresa. Portanto, considere adotar a estratégia em seu negócio. Para isso, não se esqueça que é essencial ter um software ERP de qualidade para automatizar a gestão de maneira efetiva. Quer uma solução para integrar as diferentes áreas da empresa e facilitar a automação? Acesse o nosso site e descubra como o ERP Protheus pode ajudar!

Posts relacionados

  • Controle de Estoque: como fazer e vantagens de um sistema de gestão
    Controle de Estoque: como fazer e vantagens de um sistema de…
  • Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens
    Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens
  • Experiência do Cliente: 7 Dicas para melhorar sua estratégia
    Experiência do Cliente: 7 Dicas para melhorar sua estratégia
  • Otimização de processos: saiba como utilizá-la em sua empresa
    Otimização de processos: saiba como utilizá-la em sua…
  • Como melhorar a comunicação interna no seu negócio?
    Como melhorar a comunicação interna no seu negócio?
  • Indústria 4.0: entenda o que é essa tendência que vem revolucionando o mundo!
    Indústria 4.0: entenda o que é essa tendência que vem…

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Homem de negócios lendo documento em papel e entendendo a qual a diferença entre ecf e ecd.
Entenda qual a diferença entre ECF e ECD e seus prazos de entrega
último artigo
Homem de negócios realizando a análise de dados graças ao data driven.
Data driven: qual a importância dessa estratégia para a tomada de decisão?
próximo artigo

Nosso Endereço

Av. das Nações Unidas, 13797  Torre II
Morumbi, São Paulo SP, 04794-000

E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2693-0241

Somos um Canal Homologado Totvs

Linkedin Instagram Facebook Youtube
Copyright 2020 by EZ4 Consultoria All Right Reserved.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdos. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR