

Existem diversos processos que devem ser concluídos antes que um produto ou serviço seja disponibilizado ao consumidor. Eles se relacionam com todas as áreas administrativas e financeiras da empresa, podendo ser concentradas no backoffice. Você já conhece esse conceito?
Traduzindo o termo em inglês, ele pode ser entendido como a retaguarda ou o suporte para todo o negócio. No entanto, a falta de conhecimento sobre esse setor pode fazer com que a empresa deixe de aproveitar o seu potencial.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que é o backoffice e as vantagens que ele proporciona. Confira a seguir!
O backoffice tem como objetivo permitir que a empresa forneça produtos ou serviços com a qualidade esperada, dentro dos prazos combinados. Desse modo, os colaboradores do setor trabalham oferecendo suporte para o negócio, evitando erros ou desvios nas operações. Na prática, ele envolve diversos departamentos, como o jurídico, financeiro, administrativo, contábil etc.
Ou seja, envolve as funções e atividades que não lidam diretamente com o público. No entanto, embora a atuação do backoffice não seja percebida pelos clientes, ele exerce um papel fundamental para o alinhamento das entregas efetuadas pelo negócio. Para tanto, é preciso ter ferramentas adequadas para possibilitar a realização das atividades necessárias.
Entendendo o conceito, fica mais fácil identificar por que o backoffice é tão relevante para os negócios. Na prática, ele é o responsável por fazer com que a empresa mantenha o seu funcionamento correto, considerando todos os detalhes envolvidos — desenvolvimento de produtos, controle de estoque, atividades de faturamento e cobrança, entre outros.
Basicamente, é como se a companhia fosse um relógio e o backoffice funcionasse como as engrenagens que fazem os ponteiros rodarem de forma correta. Além disso, a sua atuação é ampla, envolvendo desde etapas de planejamento até a solução de problemas. Portanto, pode trabalhar com questões, como:
Após entender o que é backoffice e a sua importância, é necessário saber como implementá-lo corretamente na empresa. Nesse caso, uma dica fundamental é ter o suporte da tecnologia, com sistemas integrados que auxiliem no acompanhamento de processos e demandas do negócio.
Isso porque o bom funcionamento de uma empresa exige uma visão ampla, que conecte os diferentes setores, ainda que eles atuem separadamente e sem uma relação próxima. Ademais, a tecnologia permite acesso a sistemas desenvolvidos com essa finalidade, promovendo também a automação de processos. Logo, é possível aproveitar mais benefícios, como:
Para aproveitar todos os benefícios citados, é fundamental saber como escolher um software que se alinhe às necessidades da empresa. Aqui, a dica é contar com ERP Protheus — ele permite reunir os dados das diversas áreas da empresa e automatizar os processos. Assim, é possível conquistar maior eficiência e melhores resultados na companhia.
Ademais, com a EZ4 você conta com serviços de softwares corporativos que auxiliam no controle de informações, dados, recursos e processos para o backoffice. Dessa maneira, é possível aproveitar todas as vantagens e benefícios do desenvolvimento do empreendimento.
Pronto! Agora que você já sabe mais sobre o backoffice e o seu papel nos negócios, vale a pena rever processos para aproveitar o potencial dos setores que o empregam. E não se esqueça de ter ferramentas adequadas para dar o suporte que a companhia precisa e garantir resultados positivos.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar o negócio? Acesse o nosso site para conhecer as soluções disponíveis!
Av. das Nações Unidas, 13797 Torre II
Morumbi, São Paulo SP, 04794-000
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2693-0241
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |