Close
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud EZ4
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Ez4 Consultoria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud EZ4
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Ez4 Consultoria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • ERP Protheus
    • Cloud EZ4
    • Totvs RH
    • Vtex
    • Sistema Fiscal
    • Suporte Totvs
    • Totvs Fluig
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Fale conosco
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Gestão  ·  Sem categoria

Backoffice: entenda tudo sobre esse conceito!

Existem diversos processos que devem ser concluídos antes que um produto ou serviço seja disponibilizado ao consumidor. Eles se relacionam com todas as áreas administrativas e financeiras da empresa, podendo ser concentradas no backoffice. Você já conhece esse conceito?

Traduzindo o termo em inglês, ele pode ser entendido como a retaguarda ou o suporte para todo o negócio. No entanto, a falta de conhecimento sobre esse setor pode fazer com que a empresa deixe de aproveitar o seu potencial.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que é o backoffice e as vantagens que ele proporciona. Confira a seguir!

O que é backoffice?

O backoffice tem como objetivo permitir que a empresa forneça produtos ou serviços com a qualidade esperada, dentro dos prazos combinados. Desse modo, os colaboradores do setor trabalham oferecendo suporte para o negócio, evitando erros ou desvios nas operações. Na prática, ele envolve diversos departamentos, como o jurídico, financeiro, administrativo, contábil etc.

Ou seja, envolve as funções e atividades que não lidam diretamente com o público. No entanto, embora a atuação do backoffice não seja percebida pelos clientes, ele exerce um papel fundamental para o alinhamento das entregas efetuadas pelo negócio. Para tanto, é preciso ter ferramentas adequadas para possibilitar a realização das atividades necessárias.

Por que ele é importante para a empresa?

Entendendo o conceito, fica mais fácil identificar por que o backoffice é tão relevante para os negócios. Na prática, ele é o responsável por fazer com que a empresa mantenha o seu funcionamento correto, considerando todos os detalhes envolvidos — desenvolvimento de produtos, controle de estoque, atividades de faturamento e cobrança, entre outros.

Basicamente, é como se a companhia fosse um relógio e o backoffice funcionasse como as engrenagens que fazem os ponteiros rodarem de forma correta. Além disso, a sua atuação é ampla, envolvendo desde etapas de planejamento até a solução de problemas. Portanto, pode trabalhar com questões, como:

  • definição de metas;
  • planejamento de ações necessárias;
  • acompanhamento de processos;
  • identificação e análise de indicadores;
  • organização da logística;
  • gestão de recursos humanos;
  • entre outras.

Como a tecnologia ajuda em sua implementação?

Após entender o que é backoffice e a sua importância, é necessário saber como implementá-lo corretamente na empresa. Nesse caso, uma dica fundamental é ter o suporte da tecnologia, com sistemas integrados que auxiliem no acompanhamento de processos e demandas do negócio.

Isso porque o bom funcionamento de uma empresa exige uma visão ampla, que conecte os diferentes setores, ainda que eles atuem separadamente e sem uma relação próxima. Ademais, a tecnologia permite acesso a sistemas desenvolvidos com essa finalidade, promovendo também a automação de processos. Logo, é possível aproveitar mais benefícios, como:

  • minimização de erros: a automação reduz o volume de ações manuais adotadas pelos colaboradores. Isso diminui as chances de erros e retrabalhos;
  • redução de custos: embora o uso de um sistema tenha gastos de contratação, ele consegue conter valores devido a minimização de erros e ao uso de recursos humanos em diversas tarefas;
  • acesso a diferentes indicadores: os sistemas integrados conseguem lidar com um alto volume de dados dos diferentes setores. Assim, é possível gerar relatórios de maneira rápida e avaliar diversas métricas;
  • otimização de processos: os benefícios anteriores permitem melhorar o desempenho da empresa, promovendo melhora nos resultados e na lucratividade obtida.

Conte com uma ferramenta de qualidade

Para aproveitar todos os benefícios citados, é fundamental saber como escolher um software que se alinhe às necessidades da empresa. Aqui, a dica é contar com ERP Protheus — ele permite reunir os dados das diversas áreas da empresa e automatizar os processos. Assim, é possível conquistar maior eficiência e melhores resultados na companhia.

Ademais, com a EZ4 você conta com serviços de softwares corporativos que auxiliam no controle de informações, dados, recursos e processos para o backoffice. Dessa maneira, é possível aproveitar todas as vantagens e benefícios do desenvolvimento do empreendimento.

Pronto! Agora que você já sabe mais sobre o backoffice e o seu papel nos negócios, vale a pena rever processos para aproveitar o potencial dos setores que o empregam. E não se esqueça de ter ferramentas adequadas para dar o suporte que a companhia precisa e garantir resultados positivos.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar o negócio? Acesse o nosso site para conhecer as soluções disponíveis!

Posts relacionados

  • Experiência do Cliente: 7 Dicas para melhorar sua estratégia
    Experiência do Cliente: 7 Dicas para melhorar sua estratégia
  • Controle de Estoque: como fazer e vantagens de um sistema de gestão
    Controle de Estoque: como fazer e vantagens de um sistema de…
  • Otimização de processos: saiba como utilizá-la em sua empresa
    Otimização de processos: saiba como utilizá-la em sua…
  • Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens
    Centro de Distribuição: O que é, para que serve e vantagens
  • Como a análise de mercado impacta no plano de negócios
    Como a análise de mercado impacta no plano de negócios
  • Como aumentar o faturamento da empresa? 8 dicas essenciais
    Como aumentar o faturamento da empresa? 8 dicas essenciais

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Homens de negócios conferindo documentos fiscais ao lado de um notebook.
4 dicas para fazer uma gestão segura de documentos fiscais!
último artigo
Grupo de pessoas no trabalho reunidas enquanto discutem como melhorar a comunicação interna.
Como melhorar a comunicação interna no seu negócio?
próximo artigo

Nosso Endereço

Av. das Nações Unidas, 13797  Torre II
Morumbi, São Paulo SP, 04794-000

E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2693-0241

Somos um Canal Homologado Totvs

Linkedin Instagram Facebook Youtube
Copyright 2020 by EZ4 Consultoria All Right Reserved.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdos. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR